8 Dicas úteis para cartões de
visita eficientes
Eu
particularmente vejo o cartão de visitas como um extensão natural do seu
negócio. Então ele deve carregar as suas características e facilitar as suas
informações. Então reuni aqui as 8 dicas que vão lhe ajudar a fazer um cartão
mais eficiente para o seu negócio.
1- Nome e Cargo. Quem é você ?
É aquela dica que você pensa: “Mas isso é muito óbvio, pelo amor de Deus” –
Mas acreditem, realmente existem cartões de visita que sem está informação primordial.
Um cartão de visita sem nome ou sem o cargo tem um destino certo, a lata de
lixo. Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa (e mais
importante!) A considerar ao projetar seu cartão de visita é a informação que
você deseja transmitir.
Certifique-se
de que seu NOME, cargo e NOME DA EMPRESA ou LOGOTIPO são exibidos claramente.
Sobre os contatos, você precisa encontrar um equilíbrio entre fornecer pontos
de contato suficientes, sem fazer o seu cartão parecer desorientado: Seu site,
endereço de e-mail e número de telefone são essenciais. Endereço da loja ou
escritório podem ser opcionais.
2- Letras e fontes
Use uma fonte legível, pois nem todos têm uma visão
perfeita. A pesquisa diz que as fontes ideais
para usar incluem Times New Roman, Helvetica,
Myriad Pro, Glasgow e Karat. A 12 pt (Se vc
não sabe o que é o arte finalista vai saber) é um tamanho de fonte ideal, mas nunca ficar abaixo de 6 pt, isso irá apresentar problemas para
aqueles com “problemas de visão” e cria - na minha opinião - a necessidade de
preencher o cartão com informações desnecessárias para preencher o espaço que
sobra.
3- Colorido ou simples?
Cores brilhantes
quando usado corretamente pode fazer um cartão de visita ser diferenciado e
gerar um olhar especifico. Esta tática é frequentemente
usada por empresas criativas e de design, com o objetivo de parecer inovadoras e
originais. No entanto, não subestime o poder da
simplicidade. Um projeto preto e branco, liso com
duas ou três cores pode ser tão memorável e impressionante.
Muitas
pessoas têm cartões de visitas bem desenhados hoje em dia o que pode ser
difícil fazer o seu cartão realmente se destacar. Pense em como você pode
transformar seu cartão de visita em uma declaração sobre o que você faz. Veja
estas modelos simples.
4- Sobre o logotipo
Cartões de visita sempre ficam mais atraentes e
profissionais quando levam um logotipo. Se você não possui um, desenvolva-o
primeiro, assim você evita gastos futuros tendo de criar novamente seu cartão de visita quando tiver
o logo. De preferência, solicite que o mesmo designer dos cartões trabalhe seu
logotipo, assim ele imprime a mesma identidade visual em toda a sua linha de
produtos (logotipo, cartões de visita, timbrados, folhetos, etc). Mesmo que
você seja um profissional autônomo, é possível criar um logo para você
inclusive usando o seu nome
5- Conteúdo visual
As imagens falam mais alto que as palavras. Isso é verdade para cartões de visita. Enquanto você precisa ter conteúdo escrito em um lado do
cartão, pense em salvar o outro para algo mais visual. Talvez você poderia usar o espaço para exibir uma imagem de
seu produto, ou algo relacionado ao seu negócio. Ou, coloque o LOGOTIPO da sua empresa na parte de trás do
cartão. Faça o que fizer, não deixe em branco.
6- Evite usar bordas
É melhor tentar evitar usar bordas em seus projetos
de cartão de visita. Eles podem parecer bons,
mas quando os cartões são cortados, você provavelmente terá algumas bordas
“desalinhadas”. Todas as impressoras têm uma
margem de erro para cortar seus cartões chamadas “Sangrias”
7- QR code.
Outra forma de poupar espaço é criar um QR Code para
o seu cartão. Eles fornecem uma maneira clara de
incluir um monte de informações sobre um cartão de visita, sem torná-lo
confuso. Também é uma maneira fácil de criar um
link entre seu conteúdo impresso e on-line - digitalizando o código, as pessoas
podem ser enviadas automaticamente para o seu site. Tem muitos sites
gratuitos que oferecem QR code.
8- Crie um programa de indicação em seu cartão.
Essa dica
é opcional e pode lhe trazer bons resultados. Na parte de trás do seu cartão
você pode deixar umas 3 ou 4 linhas para seus clientes escreverem seus nomes,
telefones e-mails. Toda vez que eles indicarem alguém para seu produto ganham descontos
e promoções o indicado e quem indica. Além de descolar uns contatos extras com
e-mail e fones dos seus clientes.
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